top of page

Termografia

Atualizado: 17 de jul. de 2023

A termografia consiste em uma técnica onde, por meio de câmeras termográficas que medem a temperatura e a distribuição de calor permite identificar possíveis falhas térmicas e desgastes em fase inicial.


Desta forma, é possível detectar, em estágio inicial, falhas em um determinado componente antes que ocorra interrupção de funcionamento.


Essa técnica identifica o problema no local afetado, sem que haja a necessidade de interromper os processos e sem desmontar equipamentos para inspeção. Diz-se que é uma técnica não invasiva.


Esse modelo se aplica em vários setores onde se destacam: instalações elétricas, equipamentos mecânicos, sistemas de refrigeração e aquecimento, infiltrações e isolamento térmico.


O conceito de manutenção preditiva baseia-se em um conjunto de medidas de acompanhamento periódico de equipamentos e máquinas, com o intuito de diminuir possíveis danos que esses dispositivos possam apresentar e balizar a tomada de decisões para realização de manutenção preventiva programada.


A termografia é extremamente importante, uma vez que determina com antecedência a necessidade de realizar algum tipo de manutenção preventiva nos componentes do equipamento, tornando muito mais fácil a eliminação do problema sem a necessidade de desmontagem.


Não obstante, a manutenção preditiva termográfica é mais econômica, aumenta a vida útil e a disponibilidade do equipamento, minimiza o número de falhas e aumenta a produtividade do equipamento.


BENEFÍCIOS DA TERMOGRAFIA

  • Elimina a necessidade de interromper o processo de produção para a realização das análises;

  • Transmite as imagens em tempo real;

  • Minimiza a necessidade de realizar a manutenção corretiva;

  • Diminui o consumo de energia elétrica;

  • Maximiza a vida útil do equipamento;

  • Aumenta a produtividade da indústria;

  • Não exige contato direto com o maquinário;

  • Aumenta a eficiência dos programas de manutenção preditiva.

Este processo aplicado em sistemas elétricos identifica não conformidades causados por anomalias térmicas devido à relação corrente/resistência dos componentes, geralmente causadas por deficiências de contato.


A análise termográfica pode evitar tais despesas e infortúnios através da inspeção periódica, mantendo sob controle a empresa com inúmeros benefícios, aumentando a vida útil dos componentes sendo ela empresa de grande, médio ou pequeno porte.

14 visualizações0 comentário
bottom of page