Segurança em eletricidade

A NR-10 é uma norma regulamentadora que determina condições de segurança aplicáveis a TODOS os segmentos industriais e comerciais que direta ou indiretamente interagem em instalações e serviços com eletricidade.
Essa norma foi atualizada pelo Ministério do Trabalho através da Portaria no 598/04 em 07.12.2004 e por ser de caráter OBRIGATÓRIO, todas as empresas devem procurar se adequar aos seus requisitos. Prazo para adequação A nova norma estabelece prazos para o cumprimento de cada item, sendo que todos os prazos já venceram e são de cumprimento imediato desde sua publicação em Dezembro de 2004 e portanto, passível de auditoria pelo Ministério do Trabalho.
Riscos de Acidentes Elétricos A eletricidade é silenciosa, invisível e inodora, mas apresenta um grande potencial de acidentes e, infelizmente, conforme demonstram as estatísticas, o acidente elétrico quase sempre deixa grandes seqüelas e pode causar até a morte.
Basicamente, o resultado da falta de prevenção envolvendo eletricidade resulta na exposição aos dois agentes físicos de risco: CHOQUE e ARCO ELÉTRICO.
Responsabilidades O não-atendimento da legislação pode levar ao pagamento de pesadas multas, além de responsabilizar CIVIL e CRIMINALMENTE as empresas e seus líderes em caso de acidentes.
Portanto cabe aos Gerentes, Supervisores e SESMT (Serviço Especializado de Saúde, Segurança e Medicina do Trabalho) a cobrança constante para sua adequação.
A nova norma divide as responsabilidades para os contratantes e seus contratados.
“A SEGURANÇA TEM PRIORIDADE SOBRE A URGÊNCIA DE TODAS AS OPERAÇÕES”