• Cicero Fernandes

Porque se preocupar com gerenciar energia elétrica?

Atualizado: Mai 17


A energia elétrica é um insumo básico de produção. Ter controle sobre seu consumo é fator determinante para

reduzir custos.

A redução de custos é ingrediente para a manutenção da competitividade, desta forma, é de suma importância ter profissionais que sejam portadores de conhecimento alicerçado em bases concretas e uma ferramenta de software de gerenciamento de energia que, entre outras opções permita o monitoramento em tempo real das grandezas elétricas medidas e possibilite a criação de uma base de dados estratégicos a serem acompanhados.

As tarifas de energia tem seus valores reajustados com índices que superam os da inflação. Desta forma, esse comportamento leva a energia elétrica a ser um dos itens mais onerosos na estrutura de custos operacionais de empresas dos mais variados segmentos.

No segmento industrial, que tem a energia elétrica como o seu principal insumo, os dados apresentados reforçam a importância do investimento em soluções de eficiência energética e sustentabilidade.

Não se pode gerenciar o que não se mede. Desta forma, medir e controlar as grandezas elétricas de uma planta se transforma em uma missão de buscar possíveis oportunidades de economia aumentando a eficácia de produção.

Este serviço é realizado controlando, entre outras:

  • Análise da qualidade e eficiência dos equipamentos utilizados na planta;

  • Acompanhamento manual do consumo de energia ao longo do mês, na busca de desvios em relação a valores contratados e pagamento de adicionais devido a má gestão.

  • Criação de base de dados que detalhem a operação e permita gerar histórico;

  • Acompanhamento manual dos dados de faturas de energia da concessionária:

A energia elétrica, não podendo ser armazenada, é de fundamental importância que haja um trabalho contínuo e eficiente sobre como ela é gasta, com acesso rápido à informações importantes, além da coleta de dados precisos e confiáveis para a tomada de decisão segura.

A necessidade de equipe e ferramentas adequadas garante resultados que cobrem facilmente os investimentos e tornam o processo de gestão uma fonte de recursos que, somados a outras ações, contribuem para a manutenção da competitividade e margens de rentabilidade cada vez melhores.





7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo