• Cicero Fernandes

NR 12 - Segurança em máquinas e equipamentos

Atualizado: Fev 6


Muitas pessoas tem sido vitimas de acidentes ao interagirem ou trabalharem com máquinas e equipamentos no ambiente de trabalho sem as devidas proteções. Necessário se faz uma reflexão na medida em que as máquinas e equipamentos industriais são grandes responsáveis pelos elevados índices de acidentes. Também é comum a falta de conhecimento operacional e das normas de segurança.

Não podemos deixar de destacar, nesse cenário, a negligência operacional dos trabalhadores que, muitas vezes, apesar de inúmeros investimentos em treinamentos e sistemas de segurança negligenciam toda sistemática implantada pelo empregador. As normas estão evoluindo numa sistemática tripartite e as empresas que não se adequarem ou adaptarem, rapidamente perderão clientes, produtividade e a confiabilidade no seu sistema produtivo. Ter um ambiente de trabalho seguro é muito melhor do que correr riscos, encarar acidentes de trabalho e suas consequências que passam pela perda financeira, danos a imagem da empresa além das responsabilidades decorrentes.

Nesse sentido ter uma análise de riscos, baseada em metodologia adequada, que permita o total gerenciamento e controle das máquinas e equipamentos do seu sistema fabril. se constitui em uma ferramenta básica.

Se análise de risco resultar uma criticidade acima do tolerável deve-se abrir espaço para o cadastro de um plano de ação baseado em ferramentas de gestão (5W2H) para controle e gerenciamento das ações a serem desenvolvidas.




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo