Medição de Grandezas Elétricas

Consiste em um processo  onde se instala um multimedidor de grandezas elétricas em um circuito de distribuição ou na saída de um transformador com objetivo de conhecer várias grandezas elétricas daquela circuito. 

 

A grande vantagem desse serviço é que a medição ocorre de forma dinâmica, diferente de, simplesmente, conectar um alicate amperímetro e tirar uma leitura instantânea de corrente e tensão.

 

O equipamento permite um setup onde se programa, entre outras, o tempo em que a medição será realizada. Isso significa dizer que, depois de definido o intervalo de tempo de medição, a cada intervalo é realizada uma leitura no circuito medido e armazenado na memória. A partir destas informações o software calcula inúmeras grandezas elétricas que permitem ao profissional uma visão clara do comportamento das grandezas elétricas naquele circuito.

Após a coleta de dados o aparelho é conectado ao computador onde se tem acesso ao banco de dados gerado e, deste ponto podemos conhecer, entre outras,  com clareza, no  período em que o aparelho ficou conectado:

  • Fator de potência

  • Tensão (3 fases + neutro);

  • Corrente (3 fases + neutro)

  • Potência (3 fases);

  • DHTI e DHTU (3 fases);

  • Frequência;

  • Tensão de linha

Teremos acesso a vários gráficos e tabelas onde será traduzido o comportamento em todos os detalhes técnicos necessários ao profissional emitir um parecer sobre o estado geral do circuito medido.

Imagine que sua empresa tem 2 ou mais transformadores e que a demanda contratada seja de 450 kVa, o fator de potência seja de 90%.

Qual é o carregamento individual de cada transformador? 

Sua curva de carga e o comprometimento para com o fator de potência total?

Através de uma medição poderemos responder facilmente a essas e outras perguntas.

© 2020 por Eng. Cícero Fernandes