Qualificação Profissional
Atualmente é comum solicitar os serviços de um profissional sem conhecê-lo ou sem consultar sua qualificação, e apresentar-lhe um problema elétrico para ser resolvido.
Se este profissional não estiver preparado, fornecerá uma solução tecnicamente incorreta e, até comercialmente fora de propósito.
Isto ocorre porque o usuário, interessado em ter seu problema resolvido, normalmente leigo no assunto, pode-se deixar levar pelo pretenso profissional. Fique atento, você não vê a energia elétrica, somente percebe seus efeitos a partir do correto funcionamento dos equipamentos conectados à ela.
Uma instalação elétrica que desrespeita os princípios normativos pode trazer resultados catastróficos. Sob outra ótica, tenha em mente que sua conta de energia elétrica virá todos os meses e o valor dela esta diretamente associado à qualidade de sua instalação.
A alternativa para evitar parte deste problema e suas decorrências é certificar-se da qualificação do profissional, exigindo algum tipo de referência de seus conhecimentos técnicos, como por exemplo:
-
Relação de clientes atendidos;
-
Cursos de habilitação profissional;
-
Equipamentos/Ferramentas de trabalho;